domingo, 12 de abril de 2015

Duo Assad - Recital

DUO ASSAD em turnê de 50 anos de carreira por 14 cidades lança CD onde conta a história da composição para o violão


“O melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história… nenhuma antecipação poderia preparar para a impressionante flexibilidade e completa unanimidade dos irmãos brasileiros”.
The Washington Post

Formado por Sérgio e Odair Assad, o duo viaja pelo Brasil entre 8 e 29 de abril para apresentar
O Clássico Violão Popular Brasileiro, em turnê patrocinada pela Petrobras. O CD – que reúne João Pernambuco e Paulo Bellinati, Canhoto e Paulo Porto Alegre, entre outros eruditos e populares - estará disponível no iTunes a partir de 10 de março. Nas lojas, dia 18 de março.

Com largada em São Paulo dia 8 de abril, no Teatro Alfa, a turnê 2015 do duo mundialmente consagrado, formado por Sérgio e Odair Assad, percorre ao todo 14 cidades: além de – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Natal, João Pessoa, Brasília, Blumenau, Florianópolis, Curitiba, Caxias do Sul e Porto Alegre. Em maio, segue para os Estados Unidos.

Além das apresentações, os mais importantes virtuoses de violão do mundo, segundo a crítica internacional, oferecem masterclasses para violonistas profissionais nas cidades São Paulo, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de encontros com a comunidade artística, especialmente músicos, professores de música e violonistas profissionais.

O patrocínio da Petrobras é resultado da seleção pública do Programa Petrobras Cultural. A realização é da Antares, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado cultural brasileiro e sul-americano.

Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica desde os anos 80, os irmãos Sergio e Odair Assad se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo Yo Ma, Paquito D’Rivera e Nadja Sonnenberg, além de serem professores de importantes conservatórios. Com mais de 15 CDs lançados, conquistaram o Grammy algumas vezes, sendo nomeados outras tantas. 

Programa

O programa desta temporada traz na primeira parte obras emblemáticas, representativas do repertório que consagrou o duo internacionalmente  em equilibrada escolha de clássico e popular. A segunda parte é totalmente dedicada ao novo CD.



I. Albeniz - Cordoba (dos Cantos de Espanha)

E. Granados - Valses Poeticos

A. Piazzolla - Bandoneon, Zita (da Suite Troileana)

H. Vila-Lobos - Choro Nº  5

E. Gismonti – Palhaço, Baião Malandro

Intervalo

J. Pernambuco – Interrogando
A.J. Canhoto - Abismo de Rosas
A.S Garoto - Extratos (Jorge do Fusa, Gente Humilde, Lamentos do Morro)
D. Reis - Dois Destinos
B Powell - Tempo Feliz
S. Assad – Maracaipe
P. Bellinati – Jongo

Recital em João Pessoa

Dia: 19 de abril – domingo - 19h

Local: Sala de Concertos José Siqueira - FUNESC - Espaço Cultural  
R. Abdias Gomes Almeida, 800 - Tambauzinho
Tel (83) 3211.6202

Pontos de venda de ingressos: 

Oliver Discos - Av. Rui Carneiro, 648, Sala B (Vizinho ao Tábua de Carne) - (83) 3226.7057  

Pró-Redes Vidros e Decorações - Retão de Manaíra (em frente à UPA, ao lado do Habib's} - (83) 3245.6699 / 3245.6698

Valores: R$ 25,00 e R$ 50,0

sábado, 11 de abril de 2015

Duo Assad - Masterclass

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
ÁREA DE VIOLÃO

ENCONTRO VIOLONÍSTICO - 2015

Evento: Masterclass e Palestra com o Duo Assad

Dia: 18 de abril de 2015
Hora: 16h00
Local: Auditório do Departamento de Música da UFPB

» FICHA DE INSCRIÇÃO «

-------
Duo AssadOs irmãos brasileiros Sérgio e Odair Assad são considerados uma referência unânime para os violonistas, criando um padrão de inovação para o violão com geniosidade e expressão.
Sua origem artística e performance inquietante vêm de uma família rica em tradição musical brasileira e de estudos com a violonista/lutenista Monina Távora (1921-2011), uma discípula de Andrés Segovia. Além de estabelecer novos padrões de interpretação, os Assad influenciaram vastamente na criação e introdução de novas músicas para dois violões. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois: Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.

Atualmente, Sérgio Assad está acresentando ao seu repertório, compondo música para o Duo e para vários parceiros musicais, ambos com Orquestra Sinfônica e em recitais. O Duo tem trabalhado extensivamente com artistas renomados como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Fernandao Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw.
O Duo começou a tocar violão muito cedo e prosseguiram seus estudos durante sete anos com a Dona Monina. Sua carreira internacional começou com um prêmio importante, o Young Artists Competition, em Bratislava em 1979. Odair é baseado em Bruxelas, onde ele é professor na Ecole Supérieure des Arts. Sérgio reside em São Francisco, onde ele ensina na SF Conservatory.

O repertório dos Assad inclui composições originais de Sérgio, fora seus arranjos de músicas folclóricas, jazz e música latina. Seu repertório clássico inclui transcrições da grande literatura de teclado barroco de Bach, Rameau e Scarlatti, e adaptações de peças de diversas figuras como Gershwin, Ginastera e Debussy. Seus programas de turnês são sempre uma cativante mistura de estilos, períodos e culturas.